Omexom portugal implementa sistemas de armazenamento de energia em projeto solares
Omexom Portugal implementa sistemas de armazenamento de energia em projetos solares da Hyperion, reforçando a resiliência da rede elétrica
A Omexom Portugal está a implementar dois sistemas de armazenamento de energia em bateria (BESS – Battery Energy Storage Systems), integrados nas centrais solares fotovoltaicas de Vale de Moura (29 MWp) e de Estremoz (52 MWp), desenvolvidas pela Hyperion Renewables.
Com uma capacidade conjunta de injeção de 16 MW e um total de 64 MWh de armazenamento, estes sistemas permitem armazenar eletricidade produzida em períodos de elevada geração solar e disponibilizá-la quando a procura é maior, reforçando a flexibilidade, a estabilidade e a eficiência da rede elétrica nacional.
Portugal atravessa uma fase determinante da transição energética, com mais de 6 GW de capacidade fotovoltaica instalada. Em determinados períodos, a elevada produção solar combinada com níveis de consumo mais reduzidos tem originado situações de curtailment. O armazenamento de energia em larga escala surge, assim, como uma solução estratégica para transformar excedentes renováveis em valor para o sistema elétrico.
No âmbito dos contratos de Balance of Plant celebrados com a Hyperion, a Omexom Portugal é responsável pelo design, integração técnica, fornecimento parcial e construção das infraestruturas associadas aos sistemas de armazenamento. A solução tecnológica inclui 21 contentores de bateria, sistemas de conversão de potência grid-forming e soluções avançadas de gestão de energia.
Refira-se que a central solar de Estremoz foi construída em regime EPC pela Omexom Portugal, reforçando o conhecimento técnico do ativo e facilitando a integração eficiente do sistema de armazenamento.
Ao integrar armazenamento com produção solar, estes projetos contribuem para uma rede elétrica mais flexível, segura e preparada para os objetivos de descarbonização definidos a nível nacional e europeu.