Notícias

Omexom Portugal e RWE assinam contrato EPC para projeto de energia solar fotovoltaica em Sines

A Omexom, marca da VINCI Energies, especializada nas atividades de produção, de transporte e de distribuição de energia, assinou um contrato de EPC (Engineering, Procurement and Construction) com a RWE para a construção de uma central fotovoltaica com capacidade de 44 MWac (49 MWp). A central solar está localizada em Morgavel, Sines, numa área de cerca de 100 hectares. A construção já inicioue a ligação à rede está prevista para 2023.

A RWE, proprietária e operadora do parque fotovoltaico de Morgavel, é uma das empresas líderes na área das energias renováveis. A empresa opera parques fotovoltaicos em todo o mundo – incluindo o de Limondale, na Austrália, com a capacidade de 249 MWac, sendo um dos maiores parques solares da Austrália.

 

“Em conjunto com a Omexom vamos instalar mais de 91.000 módulos bifaciais que produzirão eletricidade verde suficiente para abastecer o equivalente a 42.000 lares portugueses. Uma vez concluído, em 2023, estes projetos reforçarão ainda mais a nossa já forte pegada de energias renováveis na Península Ibérica e darão um contributo substancial para atingir as metas climáticas locais.”

Robert Navarro

Diretor Geral da RWE Renewables Iberia

Um projeto com as mais recentes tecnologias

Terá lugar na região de Sines, com cerca de 3.000 horas de sol por ano, um dos dois vales do Hidrogénio Verde projetados para Portugal. Este parque solar utilizará módulos bifaciais de última tecnologia, e seguidor de um eixo, inversores centrais e será executada com os mais altos padrões de segurança.

Esta central solar utilizará módulos bifaciais de última tecnologia e rastreador de eixo único, inversores centrais e será executada com os mais altos padrões de segurança.

  • Tecnologia bifacial

    Tecnologia bifacial

    A tecnologia bifacial permite produzir eletricidade de ambos os lados do painel, o que o torna mais eficiente. Esta tecnologia é utilizada principalmente em estruturas fixas ou com rastreamento, com inclinação entre 30° e 60° para garantir uma leve produção adicional da parte traseira lado.