Notícias

Prontos para levantar voo: Omexom Portugal termina construção de parque solar no aeroporto de Faro em Portugal

Produção / Solar

O único aeroporto internacional da região do Algarve, Faro, recebe anualmente cerca de 9 milhões de passageiros. A partir deste verão, o aeroporto, operado pela VINCI Airports, deverá autoproduzir 30% de suas necessidades energéticas de energia solar e economizar o equivalente a 1.500 toneladas/ano de CO2.

O projeto do Aeroporto de Faro é um exemplo da solidez da rede de empresas da VINCI, abrangendo várias valências, incluindo a da Omexom Portugal.

Compromissos Ambientais da VINCI Airports

A VINCI Airports, operadora de todo o sistema aeroportuário em Portugal, foi a primeira empresa aeroportuária a, em 2016, adotar uma estratégia ambiental internacional. Com o objetivo de acelerar a descarbonização da aviação, a VINCI Airports está empenhada em atingir o Net Zero Emission em 2030 em todos os seus aeroportos em Portugal e na União Europeia – 20 anos mais rápido do que o acordo de Paris.

Desde o início da concessão dos aeroportos de Portugal, a VINCI Airports tem vindo a ativar parcerias com organizações ambientais locais e já conseguiu uma redução de -16% nas emissões de carbono da rede aeroportuária do país entre 2018 e 2020.

Ao escolher Faro como a primeira central solar aeroportuária em Portugal, a VINCI Airports deu um novo passo na concretização do seu plano de ação ambiental na região do Algarve.

  • A força de uma rede global

    A força de uma rede global

    Este parque solar, que terá uma capacidade de 3 MWp, é financiado, desenvolvido e operado pela SunMind da Vinci Concessions e comercializará energia renovável para a VINCI Airports por meio de um Contrato Corporativo de Compra de Energia no local.

    Sendo uma start-up vinda do programa de empreendedorismo da VINCI, Leonard, a SunMind oferece às empresas a oportunidade de projetar, financiar, construir e manter uma central solar fotovoltaica para autoconsumo em casa ou em instalações sem utilização dentro de portas, fornecendo-lhes assim eletricidade produzida a preço competitivo e garantido a longo prazo.

     

     

     

No Aeroporto de Faro, a Omexom Portugal atou como empreiteiro EPC completo para a SunMind, fornecendo os equipamentos, instalando e comissionando 6440 painéis solares fotovoltaicos. Uma vez instalados os painéis numa superfície de 4,7 hectares, a Omexom efetuará a ligação do parque solar à rede elétrica interna do aeroporto.

Os benefícios das competências especializadas locais

Na sua abordagem, o projeto de Faro é um exemplo perfeito do modelo  do Grupo VINCI de unidades de negócio descentralizadas com fortes raízes locais.

Trabalhar num projeto de dimensões internas tão fortes não era, no entanto, um favor. Muito pelo contrário.

Teremos de nos colocar-nos à prova. Todos os olhos estarão voltados para nós e teremos de entregar um projeto de última geração.

Entre o fornecimento de materiais, o trabalho numa instalação aeroportuária e as dificuldades no terreno, os desafios serão múltiplos.

Desafios com materiais e localização

Com a COVID 19 a atingir o mundo antes da construção, surgiram problemas de fornecimento de materiais, não apenas em termos de preços, mas também em termos de prazos de entrega. A pandemia afetou toda a cadeia de suprimentos fotovoltaica, desde os aumentos nos custos da energia, matérias-primas, transporte e até a disponibilidade dos mesmos.

As localizações dos aeroportos trazem consigo o seu próprio conjunto de desafios, sobretudo quando se trabalha no sector aéreo: trazer equipamentos para uma área tão restrita requer autorizações especiais.

Construir o projeto num antigo estaleiro pode trazer as suas surpresas. A equipa da Omexom encontrou estruturas subterrâneas antigas, como lajes de concreto, que tiveram de ser removidas antes de prosseguir com as obras de fundação.

Perspetivas sobre o consumo próprio em Portugal

Outro aspeto onde a Omexom Portugal pode dar o seu contributo especializado é na questão do consumo próprio de energia solar. O consumo próprio fotovoltaico é a capacidade de gerar energia no local através de painéis solares para reduzir ou eliminar a dependência da rede global.

Estando apenas a começar agora em muitas partes do mundo, não é novidade em Portugal.

Explica Luís Silva, Business Unit Manager da Omexom Portugal, que está no setor há mais de doze anos.

Últimas notícias

13.12.2023

Omexom Portugal – Contribui para Bolsas Sociais EPIS 2023

A Omexom Portugal, empresa do grupo VINCI Energies em Portugal, teve a honra de participar ativamente na entrega das Bolsas Sociais EPIS 2023. O evento, realizado no passado dia 4 de dezembro, na sede da Caixa Geral de Depósitos, em Lisboa, reuniu diversas entidades comprometidas com a inclusão social.
Ler Mais
12.12.2023 Produção, Solar, Transição Energética

Omexom Portugal brilha no Innovation Challenges Awards

É com grande satisfação que partilhamos uma notícia emocionante: a Omexom Portugal foi reconhecida com o Prémio Energy Transition pelo notável projeto Green Container.
Ler Mais
03.07.2023

Omexom Portugal marca presença na conferência ENERGYEAR 2023 em Lisboa

A Omexom Portugal, estará presente na prestigiada Conferência Energyear 2023, que acontecerá no dia 5 de julho, no Altis Grand Hotel, em Lisboa. Este evento reunirá os principais players do setor para explorar as oportunidades de negócio nas áreas das energias renováveis, armazenamento e hidrogénio verde em Portugal.
Ler Mais
03.05.2023 Produção, Solar

A Omexom Portugal e a Finerge assinam contrato EPC para projeto solar fotovoltaico em Montemor-o-Novo

A Omexom Portugal, marca da VINCI Energies Portugal, especializada nas atividades de produção, transporte e distribuição de energia, anunciou a assinatura de um contrato de EPC (Engineering, Procurement and Construction) com a Finerge para a construção de uma central solar fotovoltaica em Montemor-o-Novo, no distrito de Évora. 
Ler Mais
30.01.2023 Produção, Solar

Da universidade aos parques solares fotovoltaicos. Conhece a história do Sérgio!

Em junho de 2022, prestes a terminar a sua Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, no ramo da Mobilidade Elétrica e das Energias Renováveis, o Sérgio Couteiro chegou à Omexom para realizar o seu estágio curricular. Depois de 2 meses e meio de estágio, o Sérgio passou a integrar a nossa equipa e é hoje responsável por executar fotogrametrias em 2D, com um drone de alta precisão, controlando os progressos dos nossos projetos em solar fotovoltaico.
Ler Mais
02.01.2023 Transição Energética

Tagus H2 Project: Um passo para o futuro do Hidrogénio Verde em Portugal

O Tagus H2 Project, da Omexom Portugal, foi uma das iniciativas premiadas pela VINCI Energies no Artificial Intelligence and Twinning & Hydrogen Challenges!
Ler Mais
27.06.2022

Omexom Portugal vai marcar presença na ENERGYEAR Portugal 2022

O Congresso realizar-se-á no Hotel Ritz Four Seasons, em Lisboa, no dia 30 de junho, no qual serão abordados tópicos relevantes para o setor das energias renováveis, em Portugal.
Ler Mais