Notícias

Tagus H2 Project: Um passo para o futuro do Hidrogénio Verde em Portugal

Transição Energética

O Tagus H2 Project, da Omexom Portugal, foi uma das iniciativas premiadas pela VINCI Energies no Artificial Intelligence and Twinning & Hydrogen Challenges!

Para incentivar e acelerar o desenvolvimento de novas soluções, antecipar as necessidades dos clientes e reforçar o compromisso do grupo com a transição energética e  a transformação digital, a VINCI Energies lançou um desafio às suas marcas por todo o mundo, incidindo em 2 temas-chave: a Inteligência Artificial e o Hidrogénio.

O desafio foi lançado no dia 2 de março e, no passado dia 6 de dezembro, foram premiados os projetos vencedores, numa cerimónia que decorreu na sede da VINCI, em Nanterre (Île-de-France).

Motivada pela oportunidade de entrar no mundo do hidrogénio e de estar na linha da frente desta tecnologia inovadora, a Omexom  Portugal, através da sua Unidade de Negócio das Energias Renováveis, reuniu um grupo de trabalho para projetar e entregar uma proposta para o Tagus H2 Project.

Com o patrocínio de Gonçalo Sampaio (Executive Director), Luís Silva (Business Unit Manager), Edmundo Lopes (Engineering Manager) e José Rodrigues (Project Engineer) criaram uma solução premiada que nos permitirá ganhar mais conhecimentos para serem desenvolvidos em futuros projetos de Hidrogénio Verde.

O projeto consiste na construção de uma central de produção de Hidrogénio Verde de 10 MW, localizada na região interior de Portugal.

O Hidrogénio produzido pela Central poderá ser utilizado para injeção na rede nacional de transporte de Gás Natural e para o fornecimento de uma estação de enchimento de Hidrogénio Verde para veículos pesados.

A central será abstecida por energia eléctrica verde proveniente de uma central fotovoltaica de 17,5 MWp alimentada por baterias.

A central fotovoltaica tem potencial para reduzir a quantidade de emissões de CO2 de 10.000 ton de CO2 por ano, o equivalente a aproximadamente 158 viagens de avião entre o Porto e Paris!

O Tagus H2 Project da Omexom Portugal foi um dos 14 projetos premiados pela VINCI Energies, no passado dia 6 de dezembro, de países como Austrália, França, Marrocos, Nova Zelândia e Espanha, o que reforça o compromisso ambiental do nosso grupo e a dinâmica de inovação a que todos estamos a assistir.

 

Sabe mais acerca do Hidrogénio Verde!

Últimas notícias

31.05.2024 Produção, Solar

Learning Expedition PV Utility Scale da Omexom em Lisboa

A Omexom realizou mais um programa de aprendizagem, a Learning Expedition PV Utility Scale, nos dias 21, 22 e 23 de maio no hotel Lumen, em Lisboa. Este evento promoveu a troca de conhecimento e expertise da Omexom a nível internacional.
Ler Mais
13.12.2023

Omexom Portugal – Contribui para Bolsas Sociais EPIS 2023

A Omexom Portugal, empresa do grupo VINCI Energies em Portugal, teve a honra de participar ativamente na entrega das Bolsas Sociais EPIS 2023. O evento, realizado no passado dia 4 de dezembro, na sede da Caixa Geral de Depósitos, em Lisboa, reuniu diversas entidades comprometidas com a inclusão social.
Ler Mais
12.12.2023 Produção, Solar, Transição Energética

Omexom Portugal brilha no Innovation Challenges Awards

É com grande satisfação que partilhamos uma notícia emocionante: a Omexom Portugal foi reconhecida com o Prémio Energy Transition pelo notável projeto Green Container.
Ler Mais
03.07.2023

Omexom Portugal marca presença na conferência ENERGYEAR 2023 em Lisboa

A Omexom Portugal, estará presente na prestigiada Conferência Energyear 2023, que acontecerá no dia 5 de julho, no Altis Grand Hotel, em Lisboa. Este evento reunirá os principais players do setor para explorar as oportunidades de negócio nas áreas das energias renováveis, armazenamento e hidrogénio verde em Portugal.
Ler Mais
03.05.2023 Produção, Solar

A Omexom Portugal e a Finerge assinam contrato EPC para projeto solar fotovoltaico em Montemor-o-Novo

A Omexom Portugal, marca da VINCI Energies Portugal, especializada nas atividades de produção, transporte e distribuição de energia, anunciou a assinatura de um contrato de EPC (Engineering, Procurement and Construction) com a Finerge para a construção de uma central solar fotovoltaica em Montemor-o-Novo, no distrito de Évora. 
Ler Mais
30.01.2023 Produção, Solar

Da universidade aos parques solares fotovoltaicos. Conhece a história do Sérgio!

Em junho de 2022, prestes a terminar a sua Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, no ramo da Mobilidade Elétrica e das Energias Renováveis, o Sérgio Couteiro chegou à Omexom para realizar o seu estágio curricular. Depois de 2 meses e meio de estágio, o Sérgio passou a integrar a nossa equipa e é hoje responsável por executar fotogrametrias em 2D, com um drone de alta precisão, controlando os progressos dos nossos projetos em solar fotovoltaico.
Ler Mais
02.01.2023 Transição Energética

Tagus H2 Project: Um passo para o futuro do Hidrogénio Verde em Portugal

O Tagus H2 Project, da Omexom Portugal, foi uma das iniciativas premiadas pela VINCI Energies no Artificial Intelligence and Twinning & Hydrogen Challenges!
Ler Mais
27.06.2022

Omexom Portugal vai marcar presença na ENERGYEAR Portugal 2022

O Congresso realizar-se-á no Hotel Ritz Four Seasons, em Lisboa, no dia 30 de junho, no qual serão abordados tópicos relevantes para o setor das energias renováveis, em Portugal.
Ler Mais